Blog Archive

Tecnologia do Blogger.
Visitantes
Contador
terça-feira, 30 de junho de 2009

Sugestões Para Trabalhar O Dia Do Amigo





Este dia é muito comemorado nas escolas e tem como objetivo socializar o grupo, integrar as crianças e demonstrar a importãncia dos amigos em nossas vidas, por isso é importante que o educador converse antes na rodinha, socialize com as crianças o que é ser amigo, quem tem amigos, quantos, o que gostam de fazer com seus amigos, enfim propor momentos de reflexão sobre o que é ser amigo.
Depois as crianças podem fazer um desenho para presentear o seu melhor amigo ou para expor na sala.


Outras sugestões:

Dado do carinho


Em cada um dos lados do dado, coloque uma figura ou frase indicando o carinho que deverá ser feito.
Na rodinha, as crianças tiram um papel com o nome do colega (tipo amigo secreto), logo atira o dado, o carinho que cair a criança deverá fazer no colega.
o colega que recebeu o carinho é o próximo a tirar o papel e dar sequência a atividade.
Sugestões de carinho: abraço, beijo, cheiro, abraço e beijo, todos os carinhos juntos.


Correio da amizade


A educadora fará uma caixa de correio, onde será colocada a correspondência, neste caso é importante conversar com as crianças sobre este tipo de correspondência, o papel do carteiro, como a carta chegará até a casa do amigo, para só após simular uma agência dos correios na sala. (a proposta é que cada criança faça uma carta para seu amigo da escola pode ser qualquer pessoa, um colega, a professora, o porteiro...) E poderá ser feito mais de uma carta.
Com os pequenos que ainda não escrevem a educadora pedirá que seja feito um desenho e escreverá no envelope o nome do destinatário e emitente, os maiores poderão tentar escrever.
Para integrar a família nesta atividade, faça um bilhetinho pedindo aos pais que conversem em casa com seu filho (a) e perguntem para quem ele/ela quer que seja feito uma cartinha, e juntos então escreverão uma mensagem para o amigo do filho (a).
A carta deverã vir fechada em envelope e colocada na caixa do correio confeccionada pela educadora.
(no dia do amigo, os carteiros alunos) deverão entregar as cartas.as cartas poderão ser abertas e lidas na rodinha.
A carta feita pelos pais deverá ser enviada para casa , para ser lida com a família.
É importante o professor ficar atento para que todos recebam uma cartinha, nem que para isso ele tenha que fazer algumas e entregar, caso alguma criança não receba, isso pode acontecer, por isso muita atenção!

Esta ativisdade além de trabalhar o dia do amigo desenvolve a linguagem oral e escrita e sobre a importância da profissão do carteiro.



Dia do amigo na escola


Organizar diferentes brincadeiras para serem realizadas neste dia e propor que cada criança convide um amigo para passar a tarde brincando na escola.
A educadora poderá propor a confecção dos convites, envolver as crianças na decoração da sala e na confecção de lembrancinhas para ser entregue aos amigos no final do dia.


Amigo secreto

Esta atividade é a mais comum de se realizar nesta data, por isso proponho que ao invés da criança trazer um presente, confeccione um presente com sucatas para entregar ao seu amigo.

2 comentários:

prof Sandra Nádia disse...

AMIGA ADOREI MUITO ESSA ATIVIDADE QUE POSTEI NO MEU BLOG, SE VC ACHAR RUIM PODE FALAR QUE EU TIRO. OS CREDITO SÃO TEUS E DIVULGUEI SEU BLOG NO FINAL. SEU CANTINHO ESTA MUITO LINDO APAREÇA NO MEU BJS
PROF SANDRA NÁDIA JÁ ESTU TE SEGUINDO.BJS

Gell disse...

amei teu cantinho, muito beloe nos ajuda muito! estou te seguindo ok ? abraços

About Me

Andreia Farias– Porto Alegre/RS
Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Ver meu perfil completo

Quem sou eu

Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.

Seguidores

Revistas que acompanho e indico

  • Educação Infantil - O Guia Prático da Professora
  • Guia Prático para Professoras - Educação Infantil
  • Nova Escola
  • Projetos Escolares - Creche