Blog Archive

Tecnologia do Blogger.
Visitantes
Contador
sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROJETO: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: CHOCOLATE
GRUPO: MATERNAL 2 (CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS)
PERÍODO: 3 MESES

JUSTIFICATIVA:

O projeto surgiu a partir da curiosidade das crianças em relação ao chocolate, portanto iremos realizar diversas atividades que possibilitem a construção do conhecimento, considerando o que os alunos já sabem sobre o assunto. “O fator mais importante que influi na aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe”. (Ausbel,Novak e Hanesian,1983)

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Desenvolver a atenção;
  • Desenvolver a memória;
  • Classificar objetos e figuras por tamanho e forma geométrica;
  • Relacionar o número á quantidade;
  • Desenvolver noções de medida e peso;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Empregar o uso de palavras utilizadas no projeto;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Estimular a percepção visual;
  • Reconhecer a letra de seu nome;
  • Identificar diferentes sons;
  • Reconhecer diferentes ritmos;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Compor pequenas canções;
  • Conhecer a origem do chocolate;
  • Comparar o valor nutricional do chocolate com outros alimentos;
  • Conhecer a fruta, origem do chocolate (cacau) e a região onde a mesma é cultivada;
  • Desenvolver a coordenação motora fina e ampla;
  • Desenvolver a noção espacial;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Conhecer a origem da páscoa;
  • Conhecer a história do chocolate em outros países;
  • Analisar os prós e os contras da ingestão do chocolate;
  • Conhecer a fabricação do chocolate;
  • Identificar as cores primárias;
  • Incentivar o interesse em trabalhar com diferentes materiais (sucata);
  • Aprender a dividir;
  • Desenvolver a afetividade e os limites;
  • Valorizar os colegas e professores;
  • Incentivar a conservação do meio ambiente

ATIVIDADES:

  • Hora do conto;
  • Seqüência lógica através das fichas;
  • Jogo de memória;
  • Recorte;
  • Colagem;
  • Pintura;
  • Modelagem com argila;
  • Atividades de percepções (que gosto é este?);
  • Relacionar as palavras trabalhadas com a letra do nome;
  • Atividades psicomotoras;
  • Músicas;
  • Seriação e classificação por ordem de cores, tamanhos, formas e quantidades;
  • Oficina culinária;
  • Plantar sementes e observar seu desenvolvimento;
  • Dobradura ;
  • Desenho;
  • Atividades de expressão corporal

METODOLOGIA:

Após definirmos o tema do projeto, iniciaremos uma pesquisa para levantarmos dados sobre o assunto, pois a curiosidade maior era saber como era feito o chocolate. Então na aula irei propor uma hora do conto, onde uma abelha fazia chocolate ao invés de mel, surgiu então a situação problema, se a abelha não faz o chocolate, quem faz? Este é um dos propósitos de trabalharmos com projetos, desiquilibrar, instigar, causar curiosidade, logo, levantaremos diversas hipóteses e eu apresentarei o Milk, um simpático chocolate que irá nos apresentar como o chocolate é feito. A cada aula serão realizadas atividades sobre o tema , contemplando todas ás áreas do conhecimento. No final do projeto pretendo realizar o fechamento dos trabalhos com o portifólio e uma confraternização com o AMIGO DOCE (amigo secreto) para socializarmos.

RECURSOS:

  • Livro – A História do chocolate
  • História – Abelha chocolateira;
  • Tinta,
  • Diversos papéis;
  • Lápis, hidrocor e giz de cera;
  • Balões;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • TNT
  • E.V.A;
  • Lantejoulas;
  • Palitos;
  • Ingredientes para o bolo de chocolate;
  • Chocolate branco e preto;
  • Vendas;
  • Fichas;
  • Saco de História;
  • Figuras;
  • CD;
  • Rádio


AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, partindo da participação dos alunos, suas observações, seus questionamentos, acertos e erros, pois a partir dos erros poderei perceber onde o aluno não entendeu e retomar o conteúdo, realizando inclusive trabalhos em grupo, pois talvez o que o aluno ainda não esteja fazendo, passe a fazer a partir da observa’[caqo e ajuda de um colega, Vigotski.

0 comentários:

About Me

Andreia Farias– Porto Alegre/RS
Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Ver meu perfil completo

Quem sou eu

Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.

Seguidores

Revistas que acompanho e indico

  • Educação Infantil - O Guia Prático da Professora
  • Guia Prático para Professoras - Educação Infantil
  • Nova Escola
  • Projetos Escolares - Creche