Blog Archive

Tecnologia do Blogger.
Visitantes
Contador
segunda-feira, 22 de junho de 2009

Parecer Descritivo

Queridas educadoras, conforme prometi fiz um parecer descritivo, de uma criança fictícia, de 4 anos. Espero que sirva de norte para seu trabalho, mas não de cópia, pois como falei anteriormente cada criança é única e deve ser respeitada na sua individualidade. Para que seu parecer descritivo tenha um conteúdo que realmente retrate seu aluno é necessária que sua avaliação seja diária, com anotações do desenvolvimento da criança e que seja com o objetivo de relatar as situações vivenciadas pela criança no seu dia-a-dia na escola.
Sugiro a leitura do livro: ‘Avaliação na Pré- Escola - Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”- Jussara Hoffmann - Editora Mediação
E a pesquisa sobre os teóricos da educação no site do “Centro de Referência Educacional”.

“Nessa tarefa, de reconstrução da prática avaliativa,
considero premissa básica e
fundamental a postura de ‘questionamento’ do educador
. avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão
permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento,
passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento. Um processo interativo,
através do qual educandos e educadores aprendem
sobre si mesmos e sobre a
realidade escolar no ato próprio da avaliação.
Joel Martins (1980) diz que ‘o que
deveria estar presente no paradigma de avaliação do aluno e
do professor, como indivíduos humanos, é que a essência do relacionamento fosse sempre um encontro
em que ambos os participantes se modificassem’”.

(Apud: HOFFMANN, 1966:18 e 19)


MODELO DE PARECER DESCRITIVO


PARECER DESCRITIVO DO PRIMEIRO SEMESTRE- 2009
FULANINHO DE TAL

Desde que iniciou na escola Fulaninho tem se adaptado bem, seu choro inicial para entrar deu passagem para momentos de alegria ao entrar na sala e se encontrar com seus coleguinhas. Sua assiduidade nas aulas , a segurança de seus pais e o carinho de todos na escola foram fundamentais para a sua adaptação.

Em nossa rotina diária participa com empolgação, adora pegar seu crachá na hora da chamadinha e coloca-lo no lugar, já reconhece inclusive o crachá de alguns colegas. Outro momento especial para o fulaninho é o Ajudante do Dia, pois cria muita expectativa, neste dia em especial ele ajuda a professora dando recados na secretaria, buscando as agendas e entregando materiais aos colegas, sempre com muita atenção para cumprir sua tarefa.

A hora do soninho é muito importante para o fulaninho que mesmo resistindo no primeiro momento logo acabas pegando no sono, pois se ele não dorme

No refeitório participa das refeições, alimentando-se bem, dificilmente rejeita algum alimento, sua comida preferida é a polentinha, neste dia repete no mínimo duas vezes. Seu comportamento no refeitório tem melhorado a cada dia, já consegue permanecer sentado durante as refeições e espera a vez dos coleguinhas terminarem para fazermos a higiene. Demonstra destreza ao segurar os talheres.

Sua autonomia a cada dia está mais desenvolvida, realiza sua higiene sem ajuda das educadoras, guarda seus pertences e no dia do ajudante poucas vezes necessita de auxílio para a realização das tarefas. Também tem demonstrado mais cuidado com seus pertences e com os materiais da escola, guardando-os no lugar após o uso.

Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e
limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial
biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um
dado momento histórico e em dada cultura.

A promoção do crescimento e do desenvolvimento saudável das crianças
na instituição educativa está baseada no desenvolvimento de todas as
atitudes e procedimentos que atendem as necessidades de afeto,
alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o
período do dia em que elas permanecem na instituição.

(RCNEI)

Fulaninho adora a Hora do Conto, sua história preferida e OS TRÊS PORQUINHOS, onde não cansa de escutá-la. Já relata a história aos colegas, na sequência lógica dos fatos e quando tem que inventar uma história o faz com muita criatividade.

Sua motricidade fina está em pleno desenvolvimento, percebo isso diariamente, pois seus trabalhos estão cada dia mais caprichados, já consegue dosar a quantidade de cola, utiliza diversas cores em seus desenhos e pinturas. Seus desenhos a cada dia ganham mais detalhes e formas. Demonstra muita satisfação na realização das atividades. No projeto tal o que mais chamou a atenção do fulaninho foi a passeio ao jardim zoológico e a reprodução dos animais que fizemos com sucatas.

Fulaninho relaciona-se bem com os colegas e educadores da sala e nos momentos de conflitos, que normalmente acontecem por disputa de brinquedos chama a professora para auxiliar, dificilmente acontece fatos dele bater nos colegas e quando acontece logo pede desculpas e volta a brincar normalmente. Nestes momentos procuro fazer com que o fulaninho reflita, questionando-o sobre este tipo de comportamento, se é legal bater no amigo, como ele se sentiria se o colega batesse nele e incentivo ele as pedir desculpas e voltar a brincar com o colega.

"...e educador já não é aquele que apenas educa, mas o que,
enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que
ao ser educado, também educa ...".

Paulo Freire

Sua linguagem está em pleno desenvolvimento, está ampliando seu vocabulário e sua fala e fluente e clara. Conversa bem com os colegas, conta histórias, adora cantar., as aulas de música são vivenciadas com grande intensidade pelo fulaninho.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio
da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
(RCNEI)


No pátio explora todos os brinquedos, mas sua brincadeira preferida ainda é com a bola,. Sua motricidade ampla está bem desenvolvida, corre, pula, alterna as pernas, sobe pequenos obstáculos sem problemas. Chuta a bola com os dois pés, pega a bola quando a mesma é jogada para ele. Está aprendendo a pular cordas, mas ainda se atrapalha um pouco com o tempo que deverá levar para pular, ás vezes pula antes, mas logo estará fazendo, pois é muito persistente a não desiste fácil.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder
se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua
imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas
capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização,
por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
(RCNEI)

No retorno para sala demonstra certa resistência, pois o pátio tem atrativos que chamam bastante sua atenção, então converso com ele para entrar na fila e seguir com o grupo.
Fulaninho está desenvolvendo noções de espaço e tempo.Já reconhece também alguns números fazendo relação a quantidade. Os jogos propostos em sala (memória, dominó...) tem auxiliado bastante no seu desenvolvimento lógico- matemático, além de ajuda-lo no reconhecimento das regras.
Tem demonstrado interesse pelas letras, quando estou fazendo a agenda logo pergunta o que eu estou escrevendo e se vê alguma letra com a inicial do seu nome mostra com orgulho para a professora. Recomendo estimula-lo através de livros que sempre despertam a curiosidade da criança e ampliam o vocabulário.
Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados ao fulaninho maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.
Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!

Professora fulana de tal

16 comentários:

Debora disse...

adorei os parecer foi bem util para mim

Camila Tavares Pessoa disse...

Nossa...!esse parecer está ótimo!!vou usar este modelo para um trabalho.Obrigada pela ajuda!

Miriam disse...

Este blog e otimo para nos educadoras!!!

Obrigada por ajudar... varias vezes ja peguei dicas aqui!!

Otimo o parecer... mas eu estava procurando um parecer de final de ano... o que escrever???

Parabens pelo site!

Nazira disse...

Adorei o site!
Esta bem completo.
Descreve todas as áreas do conhecimento.

Mas gostaria de um para final de ano,para alunos que irão frequentar em 2010 o 1ºANO de alfabetização.
Nazira

Mônica disse...

Adorei o parecer!
Muito bom mesmo!!

Vitor disse...

este parecer me ajudou bastante adorei!obrigado. jo

Giovana disse...

MUITO BOM MESMO, BEM COMPLETO.
OBRIGADA POR ME AJUDAR, ADOREI SEU BLOG.
BJS

simone disse...

Olá Andreia adoreio o seu blog, parabens,.......gostaria de pedir a sua ajuda para o desenvolvimento de um projeto o qual o tema é a LUA, trabalho com crianças de 4 anos e se vc puder me dar sugestões de atividades relacionadas a este assunto fico muito grata......beijos e boa semana

milena disse...

nossa valeu, colega pela ajuda, gostaria de pedir-lhe se vc estiver outros modelos me enviar para o e-mail, brasilmile@gmail.com. Que o Deus do céu te abençoe.

Lorena disse...

Gostei da ajuda. Valeu!
Lorena

naiane disse...

também gostei. me ajudou bastante.obrigado!


naiane

Rosenilda disse...

Sou Prof de educação infantil e gostei muito da sugestao. Obrigado!!!
Prof Rose
Santo Expedito do Sul-RS

Sorriso de Japa disse...

oie

Adorei seu blog e jah estou seguindo.
Te convido a visitar o meu e seguir c quiser.
Aguardo sua visita

By Vanessa

mara disse...

oi adorei mt este parecer está de parabéns.

turma 31n disse...

ótimo teu modelo, super completo, perfeito para criarmos em cima e nos remete diversas ideias novas. Parabéns.

jose arnaldo disse...

Olá.Adorei. Foi muito útil, para mim. Obrigado, pela aajuda.

Search

Carregando...

About Me

Andreia Farias– Porto Alegre/RS
Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Visualizar meu perfil completo

Quem sou eu

Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.

Seguidores

Revistas que acompanho e indico

  • Educação Infantil - O Guia Prático da Professora
  • Guia Prático para Professoras - Educação Infantil
  • Nova Escola
  • Projetos Escolares - Creche