Blog Archive
-
▼
2009
(186)
-
▼
junho
(108)
- Sugestões Para Trabalhar O Dia Do Amigo
- Bom Início de Semana
- Tecnicas de Pinturas
- ABC Ilustrado: Recorte, Monte e Cole
- Abecedário
- Alfabeto
- Números
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- Dia do Livro Infantil
- Atividades Sobre o Inverno
- Atividades Sobre o Fundo do Mar
- Arte Com o Corpo
- Prendedores Para Trabalhinhos
- Bandeiras Para Festa Junina
- Parecer Descritivo
- Avaliação de Educação Infantil
- Luto
- A Hora do Conto
- Oi Amigos
- Ola!!!
- Nunca Deixe ...
- Galileu
- Sonhos
- Boa Noite
- Bom Fim de Semana
- Ser Amigo é:
- Albert Einsten
- Bom Dia!!
- Volte Sempre!!!
- Seja Bem Vindo!!
- Bom Dia!!
- Festa Junina
- Sugestões de Atividades- Extraido do Blog Fazendo ...
- Sugestões de Atividades- Extraido do Blog Fazendo ...
- Sugestões de Atividades - Extraido do Blog Fazendo...
- PROJETO: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
- A Fantástica Fábrica de Chocolate
- Curso de Projeto e Planejamento
- Casa dos Mil espelhos
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- Escolha do Tema do Projeto
- Após a escolha do Tema...
- Chocolate
- Metodologia
- Dinâmica das Vendas
- Quem Gosta de Chocolate
- A Abelha Chocolateira
- Historinha
- Fábrica de Pão de Mel
- Bonequinho
- Abelhinhas
- Abelhinas II
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- Pesquisando Sobre o Tema
- Material de Pesquisa
- Chocolates
- História do Chocolate
- O Chocolate no Brasil
- A Origem do Chocolate
- A Revolução do Chocolate
- Amêndoas
- Chocolate
- Cacau
- Tipos de Chocolates
- Chocolates
- O Chocolate na Cultura Popular
- História do Chocolate
- Chocolate e sua História I
- Chocolate e sua História II
- Chocolate e sua História III
- Chocolate e sua História IV
- Chocolate e sua História V
- Chocolate e sua História VI
- Chocolate e sua História VII
- Chocolate e sua História VIII
- Chocolate e sua História IX
- Como é Feito o Chocolate I
- Como é Feita o Chocolate II
- Como é Feita o Chocolate III
- Como é Feita o Chocolate IV
- Como é Feita o Chocolate V
- Como é Feita o Chocolate VI
- Como é Feita o Chocolate VII
- Como é Feita o Chocolate VIII
- Como é Feita o Chocolate IX
- Como é Feita o Chocolate X
- Jogo de Mémoria
- Jogo de Memória (Cartinhas I)
- Jogo de Memória (Cartinhas II)
- Fábrica de Chocolate de Gramado
- Como é Feito Chocolate
- Confeccionando Ovos de Páscoa
- Atividades de Matemática
- Separando os Ovos
- Trabalhando
- Quantos Ovos Amarelos?
- Quantos Ovos Redondos?
- Quantos Ovos Quadrados?
- Quantos Ovos Retângulos?
-
▼
junho
(108)
Tecnologia do Blogger.
Arquivos do Blog
- A Importância do Brincar na Infância
- Alfabeto e Números
- arte com bandejas de aniversário
- Arte Com o Corpo
- ATIVIDADE COM DADO
- Atividades Diversas
- Atividades Para o Dia das Avós
- Atividades Sobre o Fundo do Mar
- Atividades Sobre o Inverno
- Aulas Ministradas Por Mim
- Avaliação de Educação Infantil
- beleléu
- Brincar Para Aprender
- caixa do tatio
- CARTÕES
- CARTÕES DE MENSAGEM
- copa
- COPA 2010
- DADOS
- Desenhos para colorir
- dia da mulher
- DIA DAS CRIANÇAS
- DIA DAS MÃES
- Dia do Amigo
- Dia do Livro Infantil
- DIA DO PROFESSOR
- dia dos avós
- dia dos pais
- Dobraduras
- Eventos
- Festa Junina
- festa junina 3
- festa junina 4
- Festa Junina II
- FICHAS DE ALUNOS
- FOLCLORE
- Halloween
- hora do conto
- incentivos
- INFLUENZA A
- INÍCIO DAS AULAS
- jogo da estimulação auditiva e olfato
- Meio Ambiente
- Menino de todas as cores
- mensagem
- Mensagens
- MODELO DE BILHETINHOS
- NATAL
- PAINÉIS PARA SALA DE AULA
- Parecer Descritivo
- pascoa
- páscoa
- portifólio
- Prendedores Para Tabalhinhos
- primavera
- pritt
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- PROJETOS
- RECADOS
- reunião de pais
- rotina
- Semanário
- SUGESTÕES DE BILHETINHOS
- SUGESTÕES DE CRACHÁS
- Sugestões sobre lembrancinhas
- Tecnicas de Pinturas
- VOLTA AS AULAS
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Parecer Descritivo
Queridas educadoras, conforme prometi fiz um parecer descritivo, de uma criança fictícia, de 4 anos. Espero que sirva de norte para seu trabalho, mas não de cópia, pois como falei anteriormente cada criança é única e deve ser respeitada na sua individualidade. Para que seu parecer descritivo tenha um conteúdo que realmente retrate seu aluno é necessária que sua avaliação seja diária, com anotações do desenvolvimento da criança e que seja com o objetivo de relatar as situações vivenciadas pela criança no seu dia-a-dia na escola.
Sugiro a leitura do livro: ‘Avaliação na Pré- Escola - Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”- Jussara Hoffmann - Editora Mediação
E a pesquisa sobre os teóricos da educação no site do “Centro de Referência Educacional”.
Sugiro a leitura do livro: ‘Avaliação na Pré- Escola - Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”- Jussara Hoffmann - Editora Mediação
E a pesquisa sobre os teóricos da educação no site do “Centro de Referência Educacional”.
“Nessa tarefa, de reconstrução da prática avaliativa,
considero premissa básica e
fundamental a postura de ‘questionamento’ do educador
. avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão
permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento,
passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento. Um processo interativo,
através do qual educandos e educadores aprendem
sobre si mesmos e sobre a
realidade escolar no ato próprio da avaliação.
Joel Martins (1980) diz que ‘o que
deveria estar presente no paradigma de avaliação do aluno e
do professor, como indivíduos humanos, é que a essência do relacionamento fosse sempre um encontro
em que ambos os participantes se modificassem’”.
(Apud: HOFFMANN, 1966:18 e 19)
MODELO DE PARECER DESCRITIVO
PARECER DESCRITIVO DO PRIMEIRO SEMESTRE- 2009
FULANINHO DE TAL
Desde que iniciou na escola Fulaninho tem se adaptado bem, seu choro inicial para entrar deu passagem para momentos de alegria ao entrar na sala e se encontrar com seus coleguinhas. Sua assiduidade nas aulas , a segurança de seus pais e o carinho de todos na escola foram fundamentais para a sua adaptação.
Em nossa rotina diária participa com empolgação, adora pegar seu crachá na hora da chamadinha e coloca-lo no lugar, já reconhece inclusive o crachá de alguns colegas. Outro momento especial para o fulaninho é o Ajudante do Dia, pois cria muita expectativa, neste dia em especial ele ajuda a professora dando recados na secretaria, buscando as agendas e entregando materiais aos colegas, sempre com muita atenção para cumprir sua tarefa.
A hora do soninho é muito importante para o fulaninho que mesmo resistindo no primeiro momento logo acabas pegando no sono, pois se ele não dorme
No refeitório participa das refeições, alimentando-se bem, dificilmente rejeita algum alimento, sua comida preferida é a polentinha, neste dia repete no mínimo duas vezes. Seu comportamento no refeitório tem melhorado a cada dia, já consegue permanecer sentado durante as refeições e espera a vez dos coleguinhas terminarem para fazermos a higiene. Demonstra destreza ao segurar os talheres.
Sua autonomia a cada dia está mais desenvolvida, realiza sua higiene sem ajuda das educadoras, guarda seus pertences e no dia do ajudante poucas vezes necessita de auxílio para a realização das tarefas. Também tem demonstrado mais cuidado com seus pertences e com os materiais da escola, guardando-os no lugar após o uso.
Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e
limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial
biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um
dado momento histórico e em dada cultura.
A promoção do crescimento e do desenvolvimento saudável das crianças
na instituição educativa está baseada no desenvolvimento de todas as
atitudes e procedimentos que atendem as necessidades de afeto,
alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o
período do dia em que elas permanecem na instituição.
(RCNEI)
Fulaninho adora a Hora do Conto, sua história preferida e OS TRÊS PORQUINHOS, onde não cansa de escutá-la. Já relata a história aos colegas, na sequência lógica dos fatos e quando tem que inventar uma história o faz com muita criatividade.
Sua motricidade fina está em pleno desenvolvimento, percebo isso diariamente, pois seus trabalhos estão cada dia mais caprichados, já consegue dosar a quantidade de cola, utiliza diversas cores em seus desenhos e pinturas. Seus desenhos a cada dia ganham mais detalhes e formas. Demonstra muita satisfação na realização das atividades. No projeto tal o que mais chamou a atenção do fulaninho foi a passeio ao jardim zoológico e a reprodução dos animais que fizemos com sucatas.
Fulaninho relaciona-se bem com os colegas e educadores da sala e nos momentos de conflitos, que normalmente acontecem por disputa de brinquedos chama a professora para auxiliar, dificilmente acontece fatos dele bater nos colegas e quando acontece logo pede desculpas e volta a brincar normalmente. Nestes momentos procuro fazer com que o fulaninho reflita, questionando-o sobre este tipo de comportamento, se é legal bater no amigo, como ele se sentiria se o colega batesse nele e incentivo ele as pedir desculpas e voltar a brincar com o colega.
"...e educador já não é aquele que apenas educa, mas o que,
enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que
ao ser educado, também educa ...".
Paulo Freire
Sua linguagem está em pleno desenvolvimento, está ampliando seu vocabulário e sua fala e fluente e clara. Conversa bem com os colegas, conta histórias, adora cantar., as aulas de música são vivenciadas com grande intensidade pelo fulaninho.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio
da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
(RCNEI)
(RCNEI)
No pátio explora todos os brinquedos, mas sua brincadeira preferida ainda é com a bola,. Sua motricidade ampla está bem desenvolvida, corre, pula, alterna as pernas, sobe pequenos obstáculos sem problemas. Chuta a bola com os dois pés, pega a bola quando a mesma é jogada para ele. Está aprendendo a pular cordas, mas ainda se atrapalha um pouco com o tempo que deverá levar para pular, ás vezes pula antes, mas logo estará fazendo, pois é muito persistente a não desiste fácil.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder
se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua
imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas
capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização,
por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
(RCNEI)
No retorno para sala demonstra certa resistência, pois o pátio tem atrativos que chamam bastante sua atenção, então converso com ele para entrar na fila e seguir com o grupo.
Fulaninho está desenvolvendo noções de espaço e tempo.Já reconhece também alguns números fazendo relação a quantidade. Os jogos propostos em sala (memória, dominó...) tem auxiliado bastante no seu desenvolvimento lógico- matemático, além de ajuda-lo no reconhecimento das regras.
Tem demonstrado interesse pelas letras, quando estou fazendo a agenda logo pergunta o que eu estou escrevendo e se vê alguma letra com a inicial do seu nome mostra com orgulho para a professora. Recomendo estimula-lo através de livros que sempre despertam a curiosidade da criança e ampliam o vocabulário.
Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados ao fulaninho maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.
Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!
Professora fulana de tal
Marcadores:
Parecer Descritivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
About Me
- Andreia Farias– Porto Alegre/RS
- Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Cantinhos Especiais
Quem sou eu
- Andreia Farias– Porto Alegre/RS
- Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Seguidores
Revistas que acompanho e indico
- Educação Infantil - O Guia Prático da Professora
- Guia Prático para Professoras - Educação Infantil
- Nova Escola
- Projetos Escolares - Creche
16 comentários:
adorei os parecer foi bem util para mim
Nossa...!esse parecer está ótimo!!vou usar este modelo para um trabalho.Obrigada pela ajuda!
Este blog e otimo para nos educadoras!!!
Obrigada por ajudar... varias vezes ja peguei dicas aqui!!
Otimo o parecer... mas eu estava procurando um parecer de final de ano... o que escrever???
Parabens pelo site!
Adorei o site!
Esta bem completo.
Descreve todas as áreas do conhecimento.
Mas gostaria de um para final de ano,para alunos que irão frequentar em 2010 o 1ºANO de alfabetização.
Nazira
Adorei o parecer!
Muito bom mesmo!!
este parecer me ajudou bastante adorei!obrigado. jo
MUITO BOM MESMO, BEM COMPLETO.
OBRIGADA POR ME AJUDAR, ADOREI SEU BLOG.
BJS
Olá Andreia adoreio o seu blog, parabens,.......gostaria de pedir a sua ajuda para o desenvolvimento de um projeto o qual o tema é a LUA, trabalho com crianças de 4 anos e se vc puder me dar sugestões de atividades relacionadas a este assunto fico muito grata......beijos e boa semana
nossa valeu, colega pela ajuda, gostaria de pedir-lhe se vc estiver outros modelos me enviar para o e-mail, brasilmile@gmail.com. Que o Deus do céu te abençoe.
Gostei da ajuda. Valeu!
Lorena
também gostei. me ajudou bastante.obrigado!
naiane
Sou Prof de educação infantil e gostei muito da sugestao. Obrigado!!!
Prof Rose
Santo Expedito do Sul-RS
oie
Adorei seu blog e jah estou seguindo.
Te convido a visitar o meu e seguir c quiser.
Aguardo sua visita
By Vanessa
oi adorei mt este parecer está de parabéns.
ótimo teu modelo, super completo, perfeito para criarmos em cima e nos remete diversas ideias novas. Parabéns.
Olá.Adorei. Foi muito útil, para mim. Obrigado, pela aajuda.
Postar um comentário