Tecnologia do Blogger.
Arquivos do Blog
- A Importância do Brincar na Infância
- Alfabeto e Números
- arte com bandejas de aniversário
- Arte Com o Corpo
- ATIVIDADE COM DADO
- Atividades Diversas
- Atividades Para o Dia das Avós
- Atividades Sobre o Fundo do Mar
- Atividades Sobre o Inverno
- Aulas Ministradas Por Mim
- Avaliação de Educação Infantil
- beleléu
- Brincar Para Aprender
- caixa do tatio
- CARTÕES
- CARTÕES DE MENSAGEM
- copa
- COPA 2010
- DADOS
- Desenhos para colorir
- dia da mulher
- DIA DAS CRIANÇAS
- DIA DAS MÃES
- Dia do Amigo
- Dia do Livro Infantil
- DIA DO PROFESSOR
- dia dos avós
- dia dos pais
- Dobraduras
- Eventos
- Festa Junina
- festa junina 3
- festa junina 4
- Festa Junina II
- FICHAS DE ALUNOS
- FOLCLORE
- Halloween
- hora do conto
- incentivos
- INFLUENZA A
- INÍCIO DAS AULAS
- jogo da estimulação auditiva e olfato
- Meio Ambiente
- Menino de todas as cores
- mensagem
- Mensagens
- MODELO DE BILHETINHOS
- NATAL
- PAINÉIS PARA SALA DE AULA
- Parecer Descritivo
- pascoa
- páscoa
- portifólio
- Prendedores Para Tabalhinhos
- primavera
- pritt
- Projeto: A Fábrica de Chocolate
- PROJETOS
- RECADOS
- reunião de pais
- rotina
- Semanário
- SUGESTÕES DE BILHETINHOS
- SUGESTÕES DE CRACHÁS
- Sugestões sobre lembrancinhas
- Tecnicas de Pinturas
- VOLTA AS AULAS
quinta-feira, 2 de julho de 2009
A Importância do Brincar na Infância
O brincar é tão importante na educação infantil quanto os trabalhos desenvolvidos em sala. É através da brincadeira que a criança descobre o mundo e suas relações com ele.
Através do faz-de –conta a criança realiza ações que vivencia diariamente, coloca-se no lugar da mãe, da professora, imita profissões no qual tem contato e nesta brincadeira estabelece funções que auxiliam em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. É na relação de troca com o outro que à criança aprende a estabelecer limites, respeitar regras, trocar idéias.Desenvolve a linguagem, a seqüência lógica de fatos e organiza seus sentimentos.
Um professor atento observará as brincadeiras de seu grupo e poderá intervir mais tarde diante suas observações, pois no ato de brincar devemos observar e registrar o comportamento das crianças para que em nossa ação pedagógica possamos desenvolver atividades que possam ajudar no desenvolvimento integral das mesmas.
Toda ação realizada deve ser registrada pelo educador,por exemplo, uma criança de berçário que brinca com blocos de encaixe ao conseguir encaixar pela primeira vez um bloco, com certeza repetirá diversas vezes assimilando assim o conhecimento, mais tarde esta mesma criança usando o mesmo material percebe que pode encaixar mais peças dando outro sentido ao brinquedo, neste caso passando ao processo de acomodação (Jean Piaget), ou seja, brincando ela desenvolveu a curiosidade, a coordenação motora, a percepção tátil e organizou mentalmente suas ações. Sem registro desta brincadeira a educadora perderia uma grande oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da criança..
Logo, o brincar tem um valor inigualável quando se trata de aprender. Precisamos ficar atentas para não perdermos estes registros achando que as crianças estão apenas brincando.
Através do faz-de –conta a criança realiza ações que vivencia diariamente, coloca-se no lugar da mãe, da professora, imita profissões no qual tem contato e nesta brincadeira estabelece funções que auxiliam em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. É na relação de troca com o outro que à criança aprende a estabelecer limites, respeitar regras, trocar idéias.Desenvolve a linguagem, a seqüência lógica de fatos e organiza seus sentimentos.
Um professor atento observará as brincadeiras de seu grupo e poderá intervir mais tarde diante suas observações, pois no ato de brincar devemos observar e registrar o comportamento das crianças para que em nossa ação pedagógica possamos desenvolver atividades que possam ajudar no desenvolvimento integral das mesmas.
Toda ação realizada deve ser registrada pelo educador,por exemplo, uma criança de berçário que brinca com blocos de encaixe ao conseguir encaixar pela primeira vez um bloco, com certeza repetirá diversas vezes assimilando assim o conhecimento, mais tarde esta mesma criança usando o mesmo material percebe que pode encaixar mais peças dando outro sentido ao brinquedo, neste caso passando ao processo de acomodação (Jean Piaget), ou seja, brincando ela desenvolveu a curiosidade, a coordenação motora, a percepção tátil e organizou mentalmente suas ações. Sem registro desta brincadeira a educadora perderia uma grande oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da criança..
Logo, o brincar tem um valor inigualável quando se trata de aprender. Precisamos ficar atentas para não perdermos estes registros achando que as crianças estão apenas brincando.
Marcadores:
A Importância do Brincar na Infância
Assinar:
Postar comentários (Atom)
About Me
- Andreia Farias– Porto Alegre/RS
- Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Cantinhos Especiais
Quem sou eu
- Andreia Farias– Porto Alegre/RS
- Sou professora, formada em pedagogia, pós graduanda em pedagogia gestora-supervisão. Atuo na formação de educadores para a Educação Infantil, através de minha empresa, CEFOR-RS, onde também presto assessoria pedagógica para escolas junto com minha equipe técnica. Tenho paixão por ensinar e neste processo de ensino-aprendizagem aprendo diariamente com meus alunos.
Seguidores
Revistas que acompanho e indico
- Educação Infantil - O Guia Prático da Professora
- Guia Prático para Professoras - Educação Infantil
- Nova Escola
- Projetos Escolares - Creche
2 comentários:
lindo bebe muitho lindo e fofo ameeeei!!!!!!!
Oi, sou estudante de Pedagogia da Uni Ritter, e faço a cadeira de Tecnologia, criamos um blog para colocarmos assuntos referêntes a Educação, temos um trabalho em cima deste blog e fiquei encarregada de postar artigos de professores que também tivessem blog's. Achei esse aqui muito interessante, gostaria de saber se tu me permite postar no blog, claro que ressaltando que é da tua autoria.
Aguardo resposta, meu e-mail: lorrana.alves@live.com.pt
Parabéns pelos trabalhos.
Postar um comentário